CANSAT Angolano

MiniSatélite

O CANSAT é uma representação de um satélite real, em miniatura, com pouca massa e, geralmente, abaixo de 300gr. O desafio para os alunos é encaixar todos os principais subsistemas encontrados em um satélite, como energia, sensores e um sistema de comunicação, neste volume mínimo.


O CANSAT é lançado e ejectado a partir de um foguete ou balão. Com a utilização de um paraquedas, o CanSat retorna a Terra realizando a sua missão, enquanto transmite telemetria.

O CANSAT oferece uma oportunidade única para os alunos terem uma primeira experiência prática com projetos espaciais reais. Com ele é possível vivenciar muitos aspectos de uma missão espacial real, como seleccionar a missão, projectar o CanSat, integrar os componentes, programar o computador de bordo, testar, preparar o lançamento e analisar os dados de telemetria.


O primeiro CANSAT Angolano foi lançado, no dia 10 de Outubro de 2018, por Sua Excelência Sr. Ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, Eng. José Carvalho da Rocha.


Quer vivenciar essa experiência? Agenda uma visita dos técnicos do GGPEN à sua escola.


Para mais informações, favor entrar em contacto com os educadores e colaboradores do GGPEN pelos números telefónicos 997 274 257 e 944 949 634 ou pelo correio electrónico geral@ggpen.gov.ao